Estabelecer Harmonia em sua Comunicação

Possuir harmonia para se comunicar melhor com as pessoas é a habilidade de entrar no modelo de alguém, para fazer esse alguém entender que vocês têm um forte vínculo comum. É a essência da comunicação bem sucedida.

empatia-comunicacao-pessoas

A maneira de ir da discórdia para a harmonia é ir da concentração de diferenças para concentração de semelhanças.Para isso é preciso criar rapport em nossos relacionamentos. Rapport uma palavra francesa que significa concordância, afinidade, analogia. É usada no mesmo sentido de empatia e sintonia.

Como criar rapport ou sintonia com alguém? Uma resposta prática seria a de descrevermos aquilo que observamos quando duas pessoas estão em sintonia ou empatia: falam num mesmo tom de voz, seus gestos se completam, uma adota a postura corporal da outra. É como uma dança na qual o parceiro reage aos movimentos do outro, espelhando-os. Esses comportamentos são também chamados de simétricos. Quanto maior a empatia maior será a simetria. As crianças espelham naturalmente os adultos.

O processo para se criar empatia ou simetria é o espelhamento. Espelhar consiste em reproduzir a linguagem corporal e as características vocais da outra pessoa. Deve-se, no entanto, evitar a imitação, que é grosseira e ofensiva. Geralmente espelhamos parte dos comportamentos verbais e não-verbais do outro que não estão, normalmente, na consciência.

O espelhamento é um processo natural que ocorre entre mãe e recém-nascido, um respirando na velocidade do outro, movendo-se no mesmo ritmo. Existem macrotipos de espelhamento em nossa vida social: vestir-se apropriadamente para certas ocasiões, modo de se comportar em certos cerimoniais, etc.

O espelhamento permite estabelecermos sintonia com qualquer pessoa e manter um relacionamento harmonioso e de confiança. Dá-se a impressão de pensarmos do mesmo modo do interlocutor, que somos a ‘alma gêmea’. Além dos tipos descritos, devemos também espelhar o estado de espírito ou humor do interlocutor. É extremamente desagradável, e isso demonstra uma tremenda falta de sensibilidade pessoas que a outra desanimada dizem: ‘Larga disso! A vida é bela. Vamos lá, levanta a cabeça e parta para a vida’.

Essa atitude só irrita a outra pessoa. Em primeiro lugar devemos espelhar o estado de espírito do outro e, depois progressivamente, na medida em que o outro nos acompanha, mudamos nosso comportamento para expressar um outro estado de espírito e, provavelmente a outra pessoa nos seguirá.

Não se esqueça então você pode espelhar:

  • Voz (volume, ritmo e timbre);
  • Fisiologia ( postura, gestos e respiração);
  • Vocabulário ( metáforas, palavras);
  • Crenças ( aquilo em que o outro acredita);
  • Interesse ( experiência, estilo de roupa, atividade favorita);

Mas o maior de todos os segredos para conquistar harmonia é a ELEGÂNCIA na comunicação, traduzido em sua essência em primeiro acompanhe – depois conduza.

Autor: Prof. Adriano Ferraz Cese

http://www.focusdesenvolvimento.com.br

Leave a Reply