Qual o Vendedor Ideal para sua Empresa?


Profissionalmente falando, responda: qual o vendedor ideal para sua empresa? Fiz esta pergunta para um grupo de empresários/lojista e a resposta confirma uma tese que defendo há pelo menos uns oito anos. Chega de buscar vendedores condicionados ao balcão, que só sabem atender e vender dentro de seus estabelecimentos, que sequer sabem a história da sua empresa. O que todos buscam são profissionais que além de todas as qualidades do vendedor interno seja um verdadeiro caça negócios – o chamado vendedor externo, porém, não só o vendedor externo tradicional, refiro-me ao profissional que contempla as duas realidades, ou seja, saber atender e vender dentro da sua loja e saber captar, atender, prospectar e vender fora da sua zona de conforto. É um atributo muito procurado e com pouca oferta, por isso que muitos empresários desistem de focar neste profissional e tentam com o chá caseiro transformar o interno em externo.

Sinceramente, vejo este modelo como o ideal, treinando quem já está na casa o que deverá ser mais fácil, rápido e motivador ver alguém que já detém o conhecimento dos produtos, serviços, cultura da empresa sair para buscar negócios fora. Neste caso, devemos ter o cuidado para não olharmos para o vendedor como alguém que simplesmente vende, mas como um AGENTE DE NEGÓCIOS que cheira oportunidades, traz informações do mercado, faz pesquisas, representa sua empresa na comunidade e região. Como sou um fervoroso adepto de projetos para conquistar sucessos, defendo que as empresas devam criar mecanismos internos para encontrar dentro de casa este verdadeiro e luxuoso agente de negócios. Imagine um profissional capaz de apresentar sua empresa num encontro empresarial, num treinamento de vendas aberto ao público, de visitar clientes potencialmente interessantes e o melhor, dar resultado em vendas. Nossa, onde está esta pérola? Tenho tido alguns causos de sucessos ao identificar este “colega” dentro de casa e muitas num momento de acomodação. Sugiro que rapidamente encontre este profissional, treine-o e conquiste o que outros ainda estão pensando ter, sucessos em vendas em momentos de crise.

Em sua empresa, que o projeto está destinado a encontrar, treinar sua força tarefa externa?

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